Os Jovens Aprendizes são uma das “meninas dos olhos” da atual administração da Selita. A Cooperativa, que mira o futuro ao inaugurar recentemente a nova planta industrial, deseja revelar, entre os jovens de hoje, o potencial necessário para que proporcionem a excelência do amanhã.

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo governo pela lei federal nr. 10.097/2000, como uma exigência para que empresas contratem, em regime especial, jovens com o propósito de inserção no mercado de trabalho, como primeira oportunidade de emprego.

Jovens Aprendizes em formação

Em muitas empresas, o programa é considerado apenas como uma obrigação burocrática, mas na Selita o projeto é visto de forma bem diferente. Na visão do presidente Leonardo Monteiro, trata-se de uma oportunidade preciosa de fazer a diferença na vida desses jovens, preparando-os para a vida, e revelando talentos que possam fazer a diferença no desempenho da empresa.

Para tanto, foi necessário expandir a formação, para além das tarefas do cotidiano, como rotinas administrativas, uso de ferramentas e tarefas operacionais.

A Selita buscou na FatorH Educacional, do cachoeirense Jorge Penedo, um complemento importante na formação desses jovens, por meio de conteudos que versam sobre a força do caráter humano, gestão emocional e sentido de vida.

Os temas de formação abordam aspectos fundamentais da pessoa humana

Engenheiro e consultor de empresas de tecnologia há 28 anos, “Jorginho” Penedo, como é conhecido, ampliou sua área de atuação, ao buscar na psicologia do austríaco Viktor Frankl, elementos de formação humana para fortalecer a personalidade e a psique em direção a uma atitude responsável, autônoma e de excelência no ambiente de trabalho e nas relações pessoais. Hoje, disponibiliza esse conhecimento em ações de formação em empresas e outras organizações.

Em parceria com a OCB-ES e o SESCOOP-ES, a Selita promove eventos periódicos, no qual Jorge trabalha com os jovens aprendizes temas como:

  • Virtudes e Fatores de Excelência Humana
  • Sentido e Significados do Trabalho
  • Gestão Emocional e Relacionamentos
  • Compromisso, Responsabilidade e Credibilidade
  • Vínculos e Sentido de Missão
O analista Diego de Freitas Menezes, RH da Selita, inaugura o treinamento reiterando a visão da empresa em relação ao programa
Jovens aprendizes demonstram interesse em tópicos que abordam questões do comportamento e do agir humano

 “São temas fundamentalmente importantes para o fortalecimento e preparo desses jovens para atuar em um mundo dinâmico, confuso, e cheio de contradições. Antídotos contra vícios comuns nos dias de hoje, como o vitimismo, e egoísmo e o desânimo. Plantamos sementes para que esses jovens tenham a percepção da grandeza do que eles podem atingir, desde que trabalhem em si mesmo aspectos importantes de sua própria personalidade, o que nem sempre é fácil”  afirma Jorge

O presidente da Selita Leonardo Monteiro e Jorge Penedo da FatorH, parceria que completa dois anos, juntos na inauguração da nova planta industrial da Selita,

Certa dos resultados positivos do projeto, a Selita continua a aprofundar as iniciativas de formação dos seus aprendizes, com vigor redobrado a partir na nova fase que se desenha para a cooperativa com o novo parque industrial. Os jovens cachoeirenses agradecem.

Confiram abaixo breve comentário de Jorge Penedo, da FatorH, sobre a experiência no Programa de Formação Jovens Aprendizes Selita:

Fonte: FatorH Educação – jorge.t.penedo@gmail.com

Compartilhe

6 comentários sobre “Selita e FatorH Educação unem-se em parceria para formação de jovens aprendizes

  1. A vida da gente é repleta de grandes oportunidades. Ontem, dia 22 de outubro de 2021, tive a felicidade de conhecer pessoalmente Jorge Penedo, filho do Marcelo e Glaucia Penedo. Pessoa íntegra e capacitada na sua profissão.
    Agradeço ao AMIGO, Renato Magalhães por ter ocasionado esse encontro. Parabéns Jorginho!

    • Um encontro inesperado e precioso. Muito obrigado pela carinhosa acolhida, conversa boa e saudável, e companhia tão agradável.
      Com certeza repetiremos. Repassei o abraço a meus pais que relembraram os bons tempos com muito afeto.
      A Principal é parte de nossas vidas, assim como aquela Capitão Deslandes tão especial, entre cine cacique, acaiaca, Lojas Kleber, Magazin Sport e tantos outros estabelecimentos tradicionais da nossa terra. Um abraço Claudio. Até a proxima

  2. Parabéns Selita.
    Parabéns Jorginho pelo belíssimo trabalho, pois sabemos que o progresso de empresas e das pessoas só se alcança com essa parceria. Excelente iniciativa da Selita, na pessoa de seu presidente.👏👏👏

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.