Após mais de um ano de pandemia e de luta diária contra a Covid-19, o Dia do Médico, celebrado na segunda-feira, 18, ganha um significado mais que especial para os profissionais da área e quem recebe seus cuidados. Para celebrar a data e homenagear a dedicação e comprometimento desses profissionais, a Unimed Sul Capixaba apresenta o relato de três especialistas sobre o dia a dia da profissão.

Dra Grazielle Grillo, pediatra e coordenadora da Linha Assistencial Materno Infantil da Maternidade Unimed

Com uma rotina dinâmica, a pediatra e coordenadora da Linha Assistencial Materno Infantil da Maternidade Unimed, Grazielle Grillo, organiza seu dia a dia entre os atendimentos aos pacientes, a gestão hospitalar, o aprendizado e a família. “É preciso priorizar o que é importante a cada dia, ter uma família compreensiva e uma rede de apoio para dar conta da casa e dos filhos”, afirma. O período de pandemia tem sido desafiador segundo a médica. “Trabalhamos com mudanças de rotina constantes, atualizações de protocolos e preocupações contínuas”, destaca.

O neurologista e diretor clínico do Hospital da Unimed Sul Capixaba, Waldemar Algemiro, reconhece que a profissão demanda bastante dedicação e que é preciso gostar do que faz para se manter nela. Por outro lado, o profissional diz que ser médico é um grande privilégio. “O mais recompensador é poder ajudar, aliviar o sofrimento e permitir que o paciente volte à sua rotina normal. Também é papel do bom médico confortar o sentimento de perda quando ela acontece”, enfatiza. O médico ainda afirma que é necessário saber dosar a rotina e reservar momentos com a família.“Tenho um dia da semana que reservo para passar ao menos um período com meus dois filhos”, garante.

Dr Waldemar Algemiro, neurologista e diretor clínico do Hospital da Unimed Sul Capixaba,

Já o dia a dia do médico radiologista Paulo Nicoli é de muito trabalho e estudo. Ele conta que as inovações tecnológicas na Medicina exigem que o profissional se atualize todos os dias, mesmo diante de uma rotina intensa. “Com a pandemia, houve um aumento da demanda em nossa área de atuação, devido às inúmeras tomografias computadorizadas (TC) de tórax”, lembra o médico.

Dr. Paulo Nicoli, médico radiologista

Experiências marcam a trajetória profissional

Todo profissional de Medicina possui alguma experiência de atendimento que lhe marcou mais profundamente. Um dos casos lembrados pela pediatra Grazielle Grillo foi a de uma bebê que nasceu com plaquetopenia – condição causada por um nível excepcionalmente baixo de plaquetas no sangue, e ficou seis meses na Maternidade Unimed até vir a óbito. “Eu ia vê-la todos os dias e mantinha a investigação. Eram pais jovens e que confiaram no meu trabalho. Aprendi muito com eles: a fé, o otimismo e a serenidade. Hoje, cuido dos outros filhos do casal e tudo que vivenciamos se tornou muito além do que uma relação médico-paciente”, conta.

Um dos casos que marcaram a vida profissional de Waldemar Algemiro foi o de uma paciente de 52 anos, com  encefalite autoimune – inflamação no cérebro que surge quando o sistema imune ataca as próprias células cerebrais. “Os exames não contribuem muito para o diagnóstico dessa doença. Juntamos várias pequenas alterações dos exames para fechar o diagnóstico e foram necessários dois meses de internação hospitalar para ela se recuperar. Nesse caso, foi essencial estar perto, orientar e ter uma linguagem próxima à família, aumentando a sua confiança e explicando que a Medicina garante os meios, mas não controla os resultados”, acrescenta.

Mudanças na profissão e avanços no Sul do Estado

Os três especialistas concordam que os avanços nas tecnologias têm modificado a rotina dos profissionais, a prática médica e o próprio perfil dos pacientes. “O acesso à informação rápida gera mudanças no perfil dos pacientes, que chegam ao consultório mais informados e exigentes”, destaca a pediatra Grazielle Grillo.

Para o neurologista Waldemar Algemiro, os equipamentos modernos e uma estrutura adequada têm sido essenciais para o bom atendimento ao paciente. “A região sul, especialmente Cachoeiro de Itapemirim, vive hoje um momento de avanço na área da Saúde. A inauguração do Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, foi um marco importante nesse desenvolvimento, pois, cada vez menos, é necessário transferir pacientes para outros lugares, e isso gera conforto para a família”.

O pensamento é compartilhado pelo médico Paulo Nicoli que destaca que o desenvolvimento na assistência e resolutividade no Sul do Estado ocorreram tanto na rede pública quanto na privada. “O novo Hospital Unimed está sendo de fundamental importância na prestação de serviços médicos de alta qualidade focados na alta complexidade”, completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Sul Capixaba

Compartilhe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.