Uma equipe de médicos especialistas do Rio de Janeiro veio a Cachoeiro de Itapemirim para realizar duas grandes cirurgias via endoscopia. Uma delas foi a retirada de um tumor nasal de um paciente de 11 anos, um procedimento sem intercorrências e sem a necessidade de embolização prévia do tumor.

Já a outra, trata-se de uma paciente de meia-idade com fístula liquórica, condição que ocorre quando o conteúdo intracraniano hérnia para dentro da fossa nasal e manifesta-se clinicamente por gotejamento nasal de um líquido transparente, que é o liquido que reveste o tecido cerebral.

“A condição torna o paciente suscetível ao desenvolvimento de meningites. Ela apresentava três meningoencefaloceles concomitantes em diferentes áreas da base do crânio anterior. Então foi realizada a correção das mesmas também por via endoscópica, sem necessidade de acessos externos, como craniotomia, com sucesso em seu resultado”, disse o médico otorrinolaringologista, Dr. Alexandre Cunha.

A equipe cirúrgica composta pelos Dr. Alexandre Cunha (IRBCRJ – Instituto de Rinologia e Base de Crânio do RJ/ Marinha do Brasil – Hospital Naval Marcílio Dias/ Centro Médico Mario Cunha), Maximiano Franca, José Eduardo Almeida (IRBC-RJ/ Hospital Federal de Bonsucesso/ Hospital Municipal Miguel Couto) e Felipe Figueiredo (Marinha do Brasil) veio ao HIFA pela segunda vez após convite do Dr. Maximiano Franca.

Cirurgia de alta complexidade em otorrinolaringologia pediátrica em agosto

Em agosto a mesma equipe veio ao HIFA pela primeira vez realizar procedimento pouco comum via Sistema Único de Saúde (SUS). Na oportunidade, médicos destacaram estrutura do hospital. “O hospital é espetacular, não perde em nada para grandes hospitais particulares do Rio de Janeiro. Toda a equipe ficou encantada em ver uma estrutura dessas em hospital SUS”, finalizaram.

Compartilhe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.