Mas afinal de contas, o que é inovação? Sem sombra de dúvidas podemos dizer que é um termo bastante amplo e abrangente. Não é mesmo? O que você pensa quando ouve esse termo? Que se trata de uma invenção? Algo completamente novo, o que alguns chamam de disruptivo? Vamos tentar conceituar e desmistificar este termo?

Geralmente pensamos que a inovação é como uma invenção, ou seja, algo totalmente novo e nunca realizado no mundo. Isso é um tipo de inovação chamada de invenção. No entanto, a inovação se dá também quando aprimoramos algo já existente. Quando identificamos uma oportunidade de aprimorar um produto, um processo ou um serviço. Fazer algo mais rápido e/ou com custo menor.

E não precisa ser nenhum gênio para inovar. Segundo a professora norte-americana Saras D. Sarasvathy os excelentes empreendedores não começam com uma ideia brilhante ou previsões extraordinárias. Eles começam como eu ou você poderíamos começar: com quem são, o que sabem e quem conhecem.

Mas a inovação pode ser organizada como um processo. Existem projetos e/ou departamentos de inovação dentro das empresas e instituições. Ela é organizada e possui etapas bem definidas. Dessa forma é feita a gestão do processo de inovação. Logo, ela fica mais organizada.

E é por meio das inovações que empresas e instituições evoluem, ganham novos mercados e consumidores. Existem casos em que indústrias inteiras são transformadas por meio da inovação, como é o caso da extinção do modelo de fotografia com revelação de filmes que perdurou por muitos e muitos anos.

Podemos também utilizar exemplos simples, como é o caso do famoso post-it que hoje é comercializado pela 3M no mundo inteiro. Primeiro, um cientista da 3M criou a cola por acaso, alguns anos depois, outro cientista com um problema com marcadores de papel aplicou a cola em pedacinhos de papel. Por meio de muita colaboração e testes de mercado o modelo foi validado e hoje existem centenas de produtos da família post-it. No caso da 3M os colaboradores são estimulados a utilizarem até 15% do seu tempo com inovações. Não é interessante?

Existem também os diversos atores no processo de inovação. São entes, empresas, instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, instituições sem fins lucrativos, dentre outros. O governo tem um papel fundamental neste processo porque, por meio de vários mecanismos de estímulo a inovação, contribui para uma sociedade melhor. Uma sociedade mais inovadora vira sinônimo de renda e qualidade de vida para seus cidadãos.

Em Cachoeiro de Itapemirim existe um movimento importante de inovação. Este movimento conta com a participação de vários atores. Cada um dando a sua contribuição neste importante processo. Mas isso é assunto para uma outra hora.

Espero que você tenha compreendido e esteja um pouco mais interessado neste importante assunto que é a inovação. Por meio dela sempre podemos evoluir um pouco mais e nos tornarmos mais felizes.

Robson Campos

Consultor de Inovação e atendimento ao cliente

robsoncontato@gmail.com

Compartilhe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.