Com a mudança, o HIFA Aquidaban se consolida como um grande Hospital Geral especializado em pediatria

Nesta quarta-feira (01), o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA, transferiu para a unidade Aquidaban o último serviço referente à pediatria que ainda funcionava na unidade do Sumaré. Agora, esta unidade se torna exclusivamente voltada à maternidade e o HIFA Aquidaban se consolida como um grande Hospital Geral especializado em pediatria.

A mudança, segundo o superintendente, Jailton Pedroso, significa um marco para o HIFA. “Temos definitivamente a estruturação dos dois grandes hospitais para referência de crianças e gestantes, que atendem Cachoeiro e Itapemirim e a região sul”, disse.

De acordo com Dr. Pedro Scarpi, coordenador da UTIP, a nova estrutura não perde nada para as UTI’s de grandes hospitais. “É ampla, bem planejada, equipada no aspecto de tecnologia. Quem sai ganhando são os funcionários, que têm melhor estrutura para trabalhar, os pacientes, que contam com um espaço lúdico e humanizado, assim como os acompanhantes, que podem acompanhar seus filhos com mais conforto”, destacou.

A Ana Paula Belo Moreira, 25 anos, está acompanhando seu filho Bernardo, de 1 ano e 11 meses, há 32 dias, quando precisou ficar internado no HIFA em tratamento de uma pneumonia. “Ele já ficou na enfermaria, depois precisou ir para a UTI do Sumaré e ontem foi transferido para a nova UTIP. Por ter passado por vários setores, posso dizer, estou encantada em como pensaram em todos os detalhes para que os nossos filhos tenham uma experiência o menos traumática possível. A decoração é linda, a luz mais amena acalmou a mim e a ele”, contou.

O HIFA Aquidaban se torna assim mais moderno hospital de pediatria do Estado com total de 140 leitos incluindo UTI pediátrica, moderno Centro Cirúrgico e unidades humanizadas para a ampliação do atendimento pediátrico em Cachoeiro de Itapemirim.

Estrutura

Com um ambiente mais amplo e acolhedor, a nova UTIP é composta por 20 leitos com isolamento; duas salas de prescrição; dois postos de enfermagem; uma sala de expurgo; duas salas de serviços; uma sala de equipamentos; uma sala de espera da UTI; uma sala de reunião; uma sala da família; uma copa; um DML; além de áreas de apoio para os profissionais que atuam no setor. 

Os dois quartos de isolamentos da UTIP merecem destaque, pois foram pensados para serem ambientes amplos e compostos também por banheiro, com tamanho considerável de modo a auxiliar a locomoção e proporcionar conforto aos pacientes e acompanhantes. 

Humanização 

Um dos diferenciais da UTIP é o aspecto de humanização. Considerando que grande parte dos pacientes permanece longo período na UTIP, pensou-se em criar um ambiente lúdico para além das paredes gélidas de um hospital. Toda a ambientação segue as especificações de materiais próprios para ambientes de infecção. 

As duas salas da UTI receberam papel de parede de uma paisagem transmitindo dois diferentes momentos do dia, o amanhecer e o entardecer, possuindo ainda nuvem sobrepostas na parede e teto dando o aspecto 3D. O que se pretendeu foi inserir as crianças em ambiente acolhedor, trazendo a natureza para dentro da UTI.  

Os tetos blacklights também tornaram o ambiente mais encantador. Com layout de árvores, dão a sensação de que as crianças estão deitadas na floresta olhando para cima e tendo a visão das vegetações. Além disso, as colunas também ganharam a cor marrom, imitando os troncos das árvores e no teto o copa da árvore em 3D.  

As ilustrações foram assinadas pelo ilustrador José Ricardo e seguem os mesmos traços utilizados nos desenhos da Família HIFA.  

Compartilhe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.