Não dê bobeira, a crise está aí, sim. Prepare-se. Mas ela vai passar…

Em um recente evento, vi um empresário receber uma justa homenagem por seu trabalho e sucesso.
Um empresário e uma empresa no mercado há 50 anos. Ufa!

Pensei o que ele deve ter passado pra chegar até aqui.

Quantas crises vividas no mercado local, nacional e internacional.

Quantas moedas, ditadura, inflação de 2.500% ao ano, quantos planos econômicos.

Se os juros são altos hoje, imagine somados a uma tal correção monetária. Imagine que éramos obrigados a fazer overnight (não é motel – procure no Google o que é) com nossos produtos e serviços…

É muito comum ouvir “cortei 50% …”

Deixo aqui algumas reflexões:

  • Não dê bobeira, a crise está aí, sim. Prepare-se. Mas eu tenho uma boa noticia – ela vai passar.
  • Planejamento – planejamento “imexível”, engessado, é planejamento burro.
  • Flexibilize-o e faça as correções de rumo necessárias.
  • Invista no seu negócio. Seja criativo e aproveite as oportunidades. Lembre-se de que seus concorrentes também estão na crise e com medo. Procure alternativas, faça workshopping, seja ousado. Encante seu cliente. Um segredinho: a maioria dos seus concorrentes terá uma atitude conservadora.
  • Percepção. Sabe aquela historia dos 4Ps do marketing? – De nada vai adiantar se você não tiver o 5º P – PERCEPÇÃO. PERCEBA o mercado, os desejos, necessidades e expectativas de seus clientes. Seus clientes estão loucos por boas e verdadeiras oportunidades.
  • Invista nos seus talentos, na sua equipe. Este é o seu principal “estoque”. Um “estoque” que vai embora ao final do expediente e volta no dia seguinte. E lembre-se que este “estoque” sente dor, frio, medo, angústia. Segure seus talentos.
  • Invista em marketing. Um levantamento feito após a grande depressão americana nos anos de 1930 mostrou que as empresas que investiram em marketing durante este período saíram fortalecidas ao final da crise, ao contrário das que “saíram cortando tudo” – a maioria quebrou. Clientes não são fiéis e têm pouca memória.
  • Você está pronto para cortar 50% da sua verba de marketing? – Então pense em cortar 50% do seu orçamento de vendas e assumir todas as consequências. Boa sorte, você vai precisar.

Em janeiro de 1999, trabalhava como gerente nacional de marketing de um grande jornal de economia. Fechamos um grande contrato com uma empresa com orçamento anual de marketing da ordem de US$ 80 milhões. Com a crise cambial, eles pediram para segurar o início da veiculação. Quando perguntei se havia algum risco de “cair” a parceria, responderam: “Nenhuma. Se não investirmos nossa verba de marketing, não teremos com atingir nosso orçamento de vendas”.
Economizar não é não gastar, mas gastar da forma certa. Não será fácil, mas arregace as mangas e pau na crise !

Magno Araújo

é profissional de marketing, comunicação e vendas.
Diretor da Record News em Cachoeiro de Itapemirim
Compartilhe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.