Levino Fanzeres, o mestre das paisagens
Cachoeiro é conhecido berço de artistas. Levino Fanzeres, nascido ainda no século XIX, é um dos primeiros cachoeirenses a repercutir sua arte pelo Brasil e pelo mundo.
Levino de Araújo Vasconcelos Fanzeres é nascido em Cachoeiro, em 1884, filho da diretora de ensino médio, Prof. Maria Josepha de Vasconcelos e do escultor Salvador de Araújo-Fânzeres,
Ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios e na Escola Nacional de Belas Artes. Premiado na Exposição de Belas Artes, recebeu como prêmio uma viagem a Europa, e morou em Paris por quatro anos, onde estudou artes e teve contato com diversos pintores de expressão.
Teve especial predileção por pintura de paisagens, através das quais registrou os panoramas de diversas localidades brasileiras.
Ao retornar ao Brasil, fundou a Colméia dos Pintores do Brasil, um curso gratuito de pintura de paisagem ao ar livre, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
Levino faleceu no Rio de Janeiro em 1956, mas sua arte e legado são eternos e continuam, a tocar os corações sensíveis e encher de orgulho os seus conterrâneos.
Com um agradecimento especial da revista e do amigo Dr Hércules,Silveira, Deputado Estadual pelo Espírito Santo, que durante agradável conversa, nos sugeriu a homenagem a esse cachoeirense muito especial, apresentamos algumas de suas belas obras.