Convento da Penha, Espirito Santo
Óleo sobre tela 65 x 100 cm

Cachoeiro é conhecido berço de artistas. Levino Fanzeres, nascido ainda no século XIX, é um dos primeiros cachoeirenses a repercutir sua arte pelo Brasil e pelo mundo.

Levino de Araújo Vasconcelos Fanzeres é nascido em Cachoeiro, em 1884, filho da diretora de ensino médio, Prof. Maria Josepha de Vasconcelos e do escultor Salvador de Araújo-Fânzeres, 

Ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios e na Escola Nacional de Belas Artes. Premiado na Exposição de Belas Artes, recebeu como prêmio uma viagem a Europa, e morou em Paris por quatro anos, onde estudou artes e teve contato com diversos pintores de expressão.

Teve especial predileção por pintura de paisagens, através das quais registrou os panoramas de diversas localidades brasileiras.

Ao retornar ao Brasil, fundou a Colméia dos Pintores do Brasil, um curso gratuito de pintura de paisagem ao ar livre, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Levino faleceu no Rio de Janeiro em 1956, mas sua arte e legado são eternos e continuam, a tocar os corações sensíveis e encher de orgulho os seus conterrâneos.

Com um agradecimento especial da revista e do amigo Dr Hércules,Silveira, Deputado Estadual pelo Espírito Santo, que durante agradável conversa, nos sugeriu a homenagem a esse cachoeirense muito especial, apresentamos algumas de suas belas obras.

As Flores Enfeitam Agora a Tristeza do Abandono! – Iguaçu Velho, 1948
Óleo sobre tela, 116,00 cm x 73,00 cm
Campo Florido
Terra Virgem, óleo sobre tela
97,00 cm x 130,00 cm – 1921
Paisagem
Óleo sobre tela. 64 x 45 cm
Curva do Calombo – Lagoa Rodrigo de Freitas RJ
Óleo sobre madeira, 16 x 21 cm
Paisagem com Incêndio
Tempestade
Óleo sobre madeira – 19 cm x 27 cm
Paisagem com Rio
Óleo sobre tela – 41 x 59 cm
Paisagem Praia
A assinatura do artista
Foto assinada para o jornalista Nogueira da Silva, em 1913
Compartilhe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.