Uma boa notícia me chega de Cachoeiro: o busto do poeta Newton Braga foi restituído ao local original, em frente ao “Bernardino Monteiro”. de onde, aliás, nunca deveria ter sido removido.

Analisei a foto do novo painel de granito, mais moderno, menor e com placas mais claras, de modo a ressaltar a figura do homenageado.   

Palmas para quem teve a brilhante de ideia de resgatar o nosso poeta maior de seu exilio lá no fundo da praça, colocando-o em seu lugar de destaque.

Aproveito o ensejo para contar a história que há alguns anos chocou alguns cachoeirenses apressados e que condenaram o cigarro que alguém colocou na boca da estátua anos atrás e que mereceu severa censura no “Correio do Sul”.

Não, não foi um desrespeito, mas uma homenagem de um fã do poeta e que revelo agora.

Estávamos , um grupo de amigos, sentados ao lado do monumento, conversando sobre a obra do poeta.

Lembrei-me de um fato que me foi narrado pelo saudoso alemão Arthur Frölich. Ele e o irmão, Lothar, fugiram do nazismo e escolheram Cachoeiro de Itapemirim para morar, nos anos 40.

Newton Braga os recepcionou e até escreveu artigos e folhetos explicando que, embora alemães, ambos eram contrários ao regime nazista, por serem judeus. A casa dos irmãos fora apedrejada por pessoas mal informadas.

Arthur me contou sobre o seu primeiro choque cultural no  Brasil. Disse que um dia, conversando com Newton Braga, um aluno se aproximou e o poeta, de modo simples e natural, filara um cigarro do rapaz.

 Arthur Frölich explicou-me, espantado, quando percebeu que eu, talvez por nunca ter fumado, não captara a razão do seu choque cultural:

– Na Alemanha, país de comportamento mais formal, um professor jamais pediria um cigarro a um aluno, pois deveria manter intacto o temor reverencial dos alunos pelos mestres.

Foi a primeira vez que eu ouvia a expressão “temor reverencial”, que muito me impressionou à época. Aliás, tampouco sabia que o poeta fora professor de Português.  Aliás, uma namorada, a quem contei este caso, qualificou a expressão como ‘simplesmente pernóstica’.  Ela subiu muito em meu conceito.

Mas o fato apenas comprovou a informalidade da cultura brasileira que tanto chocara os irmãos alemães recém-chegados ao nosso país.

Depois que encerrei o breve relato, um dos amigos levantou-se e, em nome desta simplicidade do poeta, capaz de não dar bola a temores reverenciais, homenageou-o colocando um cigarro nos lábios da estátua.

Para nossa surpresa, o cigarro não caiu. Mas chocou alguns adeptos do poeta, cultores de temores reverenciais.

Sérgio Garschagen

é cachoeirense ( ausente há 200 anos – desde 73 ) e jornalista
Compartilhe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.