Clima ameno, exuberância natural, estrutura e proximidade deste sedutor ponto da serra atraem cachoeirenses.

Cachoeiro de Itapemirim é uma cidade famosa pelas altas temperaturas durante o ano todo. Em compensação, possui localização privilegiada, situa-se a apenas 45 quilômetros do litoral e está também bem próxima do principal cartão-postal do turismo de montanha capixaba. Do centro do município à região de Pedra Azul, a cerca de mil metros de altitude, são pouco mais de 70 quilômetros.

Muitos cachoeirenses, encantados com o clima ameno, a exuberância natural e a estrutura turística desse sedutor ponto da serra, tornaram-se frequentadores assíduos. Restaurantes e pousadas de alto padrão estão entre os atrativos do local.

O ponto de referência para quem chega é a charmosa “Rota do Lagarto”, um passeio de oito quilômetros de pura beleza. A estrada permite acesso ao Parque Estadual da Pedra Azul.

A reserva florestal foi transformada em parque em 1991 com o objetivo de proteger o ecossistema de Mata Atlântica no entorno da Pedra Azul (também conhecida como “Pedra do Lagarto”) formação de granito gnaisse com pico a 1822 metros de altitude que batiza a região.

Contemplada por rica biodiversidade e diversas espécies endêmicas, a reserva florestal ocupa uma área que atinge três municípios: Domingos Martins, Alfredo Chaves e Vargem Alta. Ambientalistas catalogaram 182 espécies de aves, 51 espécies de bromélias, e 126 espécies de orquídeas, e citam a existência de veados, macacos, preguiças e até onças, entre outros animais silvestres.

Na Pedra Azul, a vegetação original é a Mata Atlântica, com árvores que chegam a 25 metros. Conta com espécies como orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas. O parque estadual abriga as nascentes do Rio Jucu, braço norte e braço sul, que abastece 70% do consumo de água na Grande Vitória. Vários lagos, cachoeiras e piscinas naturais fazem a alegria dos visitantes. É possível fazer trilhas que permitem a contemplação de áreas de Mata Atlântica, passando por mirantes e pelas piscinas naturais. O banho é uma opção de recreação no local.

Roteiros de Charme
Uma experiência para quem quer se encanta
r

Quem procura os hotéis e pousadas do Roteiros de Charme são pessoas que cultivam a arte de viver em todas as suas formas – cultura, compras, gastronomia, lazer, localização privilegiada num meio ambiente bem cuidado, conforto total.

A Associação Roteiros de Charme aglutina um grupo de 68 hotéis e pousadas que se destacam amplamente por estar à frente do seu tempo há mais de 20 anos, pela excelência das propriedades dos associados e principalmente pelas boas práticas ambientais.

Aqui no Espírito Santo temos somente nossa pousada, em Pedra Azul, a Pousada Rabo do Lagarto, entre as mais charmosas do Brasil. Todos estamos presentes em áreas de meio ambiente sensível: e/ou estamos em locais de grande beleza paisagística ou em cidades históricas.

Todos os associados são chamados à responsabilidade em relação à manutenção da própria qualidade ambiental do seu território. Nós nos sentimos assim responsáveis pelo entorno da Pousada Rabo do Lagarto, que fica na incrivelmente bela Rota do Lagarto, numa paisagem que considero uma das mais lindas do planeta. Nossos clientes não compram uma estadia, eles compram uma experiência, os valores da Associação e nossos próprios. Não se tem charme para sempre. E ter charme é estar em harmonia com o conjunto da obra: a arquitetura do hotel tem que ser a cara da região, o jardim, a apresentação dos pratos, o uniforme dos funcionários, o uso do não convencional, do surpreendente, os ingredientes utilizados de forma inovadora, a recepção diferenciada aos hóspedes, o detalhe. Muitos detalhes. E tudo isso está conectado com tendências, inovação, tecnologia.

Tudo muda. Mudam os revestimentos, cores, o que era moda ter brilho passa radicalmente ao fosco, novos metais para banheiros são lançados como coleção outono inverno de alta costura… Outro ótimo exemplo da importância do acompanhamento do que é tendência na nossa marca de charme é o Setor de Alimentos e Bebidas. A decoração dos pratos muda mais rápido que a decoração de ambientes. Saborear uma boa comida faz parte da experiência de viagem em qualquer lugar do mundo e pode ser o fator decisivo para um viajante voltar ou não a um destino. Nesse segmento, surpreender, oferecendo decoração em dia é tão fundamental quanto ter um bom chuveiro, uma boa cama e um wi-fi de alta velocidade.

Quem procura o segmento cujo produto é o charme não aceita olhar para uma poltrona ou sofá fora de moda ou desbotado. Marcas perduram até centenas de anos sendo desejadas, caso de algumas mundialmente famosas como Hermès, Louis Vuitton, Chanel, etc. QUALQUER ramo pode se apropriar das estratégias do segmento luxo. Temos que ser capazes de diversificar, inovar e exercitar nossa equipe porque nossa clientela não será fiel se não formos os melhores. O ponto dessa equação é reconhecer, com humildade, que tem MUITA gente boa no mercado. Nesse segmento temos que ser obstinados em fazer as coisas serem extraordinárias.

A melhor frase que eu já ouvi aplicável a tudo, mas principalmente à hotelaria, e que me tirou o sono foi: “Não se dá para alguém o que ele tem hoje, mas sim o que ele quer amanhã”.

Lília Mello

é hoteleira, proprietária da Pousada Rabo do Lagarto, em Pedra Azul
Compartilhe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.